doencas osseas
O sistema muscular possui três funções principais: possibilitar movimentos, gerar calor e fornecer estabilidade postural para o corpo. Quando uma doença ataca o sistema muscular, os efeitos são devastadores, não somente para os músculos, mas também para toda a habilidade do corpo de funcionar. Essas doenças são, frequentemente, dolorosas e podem resultar em deficiências físicas, como a incapacidade de caminhar. O impacto delas no sistema muscular inclui distrofia muscular, miastenia gravis, esclerose lateral amiotrófica e paralisia cerebral.
ATONIA VS. ATROFIA
Anatonia e Atrofia: Atonia se refere a um estado no qual os músculos não conseguem manter a elasticidade normal e se tornam flácidos. Atrofia se refere a um estado em que o tecido muscular definha e cada fibra do músculo encolhe. Isso pode ser causado por desuso do músculo ou quando os impulsos nervosos tornam-se ineficazes.
Distrofia muscular
Distrofias musculares são doenças de origem genética que provocam enfraquecimento progressivo do tecido muscular por afetar a musculatura esquelética. A falta de substâncias essenciais para o crescimento e manutenção dos músculos faz com que os portadores desse distúrbio apresentem dificuldades locomotoras progressivas e, num estágio mais avançado, comprometimento da musculatura respiratória e cardíaca.
Sintomas
O quadro clínico é extremamente variável. A mutação de um gene que determina a ausência de determinada proteína pode gerar uma doença mais leve ou mais grave. Entre os sintomas principais destacam-se:
* Atrofia e fraqueza muscular progressiva;
* Retardo e comprometimento da ambulação;
* Déficit muscular progressivo e generalizado;
* Comprometimento da musculatura respiratória e cardíaca.
Tratamento
O uso de corticoides (prednisona e deflazocort) revigora um pouco a força muscular e a função respiratória. A esperança, porém, está na terapia genética, talvez a única forma de tratamento possível e eficaz para cura dessas