Doenças Musculares e Ósseas
1. Fibromialgia
A palavra Fibromialgia deriva do latim: fibro (tecido fibroso: tendões, fáscias), do grego: mio (tecido muscular), algos (dor-algós) e ia (condição).Também é conhecida por síndrome de Joanina Dognini, é uma síndrome dolorosa não inflamatória, um tipo de reumatismo. A fibromialgia não afeta as articulações, como ocorre com os outros tipos de reumatismos, apenas as chamadas "partes moles".
Sintomas: dores musculares generalizadas, distúrbios de sono (dificuldades pra dormir e agitação), discinesia (movimentos involutários e anormais do corpo) e parestesias (sensações de frio, formigamento ou calor sob a pele), edema subjetivo (acúmulo de liquido nas cavidades corporais), distúrbios cognitivos (tipo de transtorno mental que consiste em problemas de memória e concentração) e dor em pontos específicos do corpo sob pressão.
Causas: mau funcionamento das mitocôndrias ou do sistema endócrino, lesões musculo-esqueléticas (traumatismo provocado por quedas, esforços exagerados, acidentes e etc), diminuição de serotonina e aumento de neurotransmissores, outro causa que pode agravar é o stress prolongado e grave.
O tratamento: pode ser tratada pela tentativa de solucionar o problema das mitocôndrias, fazendo uso de medicamentos naturais que aliviam não apenas os sintomas mas também melhora o funcionamento das células (diminuindo ou até findando a dor), o tratamento inclui medicamentos e medidas de assistência fisioterapêutica, por ser uma doença idiopática (de causa desconhecida), a atenção deve ser dada à redução dos sintomas de dor e na melhora da saúde de maneira geral. O uso de fisioterapia, psicoterapia e terapias alternativas (massagem, hidroterapia e etc) podem auxiliar e amenizar a doença.
2. Distrofias Musculares
Distrofias musculares constituem um grupo de mais de 30 doenças genéticas, muitas delas ligadas ao cromossomo X, que afetam primariamente os músculos e provocam sua degeneração progressiva. A alteração em certos