coordenação pedagógica
A cada escola observada pode-se perceber problemas e dificuldades particulares da sua realidade, enquanto umas apresentam um quadro de profissionais descomprometidos com ato de ensinar, em outros o desinteresse do aluno fala mais alto aliado à falta de estrutura familiar. Sem conta com a precariedade de alguns prédios escolares.
O governo que deveria promover uma educação de qualidade, pouco caso faz da mesma. Ao observar o documentário, claramente nota-se a falta de apoio à escola por parte do seu governo. Tanto no âmbito material/físico, quanto no apoio aos seus funcionários.
O vídeo deixa claro que os professores observados no documentário se mostram insatisfeitos e desestimulados com a política escolar e também com a falta de interesse do aluno.
Segue as realidades tratadas no documentário e seus respectivos problemas:
1ª Realidade observada é em uma escola situada em Pernambuco, no Nordeste. Onde temos como Protagonista a pequena Glauce, uma menina que apesar do ambiente ser totalmente contra o seu desenvolvimento, ela gosta e se esforça a cada dia para ir a escola e desenvolver seus conhecimentos.
Os principais problemas encontrados nesta realidade provém da precariedade em que a escola se encontra. O prédio apresenta estrutura precária, os banheiros não tem água, as salas tem com poucas carteiras e os quadros são praticamente inutilizáveis.
Toda a infra-estrutura da escola se encontra em estado de calamidade, onde não deveria ser permitida a permanência de crianças.
2ª Realidade também é observada em Pernambuco, Nordeste. Onde se observou Valéria, que assim como Glauce, se empenha nos estudos, gosta de escrever poesias, e ressaltou a falta de apoio dos professores.
O principal problema neste segundo caso é o desinteresse mutuo entre professores