Oferta e Procura no mercado de ações
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS - FIPE
MICROECONOMIA
Analise da oferta e demanda no mercado de ações
Discentes:
São Paulo
Maio - 2014
Introdução
A lei da oferta e da demanda é um conceito econômico, que estabelece a relação pela demanda de um produto ou serviço, ou seja, a procura, e a quantidade oferecida.
No caso do mercado de capitais, diversas variáveis podem impactar na oferta ou demanda por determinada ação, desde noticias sobre a empresa até especulações sobre outros mercados, o que na era da globalização se tornou comum, pois hoje qualquer noticia sobre a economia chinesa, por exemplo, que há 15 anos atrás traria ou pouco ou nenhum impacto sobre o mercado de capitais brasileiro, hoje esta mesma noticia podem aumentar ou diminuir a demanda de forma expressiva.
Nas ultimas década o Brasil passou por grandes mudanças, saindo de um país agrário e pouco industrializado para uma das maiores potencias econômicas do mundo, e com isso o fluxo de capital estrangeiro aumentou de forma considerável, tornando a BM&F Bovespa a terceira maior bolsa de valores do mundo.
O objetivo deste trabalho é descrever sobre como as forças de oferta e demanda influenciaram no índice Bovespa neste ano e quais os motivos que levaram o Indice Bovespa e ter queda de 12% em 3 meses e meio e alta de 16% em apenas 1 mês.
A força do “URSO” – Como o aumento da oferta afetou de forma negativa o IBOVESPA
Do dia 02/01/2014 até o dia 14/03/2014 o índice BOVESPA teve queda de 12% conforme demonstrado no gráfico abaixo;
De Janeiro até o inicio de março, tivemos diversos indicadores que econômicos que apontavam para um ano difícil para o mercado de capitais, entre eles; Brasil:
- Alta da inflação;
- Perda de credibilidade na politica fiscal;
- Aumento da taxa de juros;
- Baixo crescimento do PIB;
- Redução no consumo;
- Rebaixamento da nota de