Conversas com quem gosta de ensinar
Em sua obra, Conversas com quem gosta de ensinar, ao abordar temas sérios e importantes como a formação do educador, a diferença entre o professor e o educador, o processo educacional, a qualidade total na educação, torna seu texto agradável por tratar de uma forma criativa o assunto, utilizando-se de histórias e até mesmo de fábulas para um melhor entendimento do conteúdo.
Segundo o autor ensinar é mobilizar o desejo de aprender. Mais importante do que saber é nunca perder a capacidade de aprender. "Saber é saborear", diz Rubem Alves. O novo profissional da educação deve romper o divórcio entre a vida escolar e o prazer.
Diante da atual sociedade em que vivemos, onde o capitalismo dita as regras de todas as áreas possíveis, vem atingir também a área do ensino, em que se visa eficiência e lucro e esquece-se da importância do prazer pelo ensino e aprendizagem.
Rubem Alves faz uma boa distinção entre o Professor e o Educador, "advertindo-nos de que na realidade, na prática, eles se encontram juntos, mesclados no profissional da educação".
Para esse pedagogo "o Professor trabalha sem interesse e sem prazer, apenas para obter um salário e usufruir dele".
E constatamos com tristeza, que essa é uma realidade da grande maioria dos docentes de nossas escolas. Os professores estão muito mais preocupados se o que vão receber de salário vai dar para suprir suas necessidades, do que com a pessoa do aluno, se está ou não sendo lesado com esses descasos e falta de compromisso e responsabilidade.
Para Rubem Alves o educador é aquele que abraça a causa com vontade, que tem paixão pelo que faz. Ele busca motivar seus alunos, construindo constantemente novos saberes e contagiando os alunos,