Resenha - cenário de representação da política
-------------------------------------------------
LIMA, Venício A. de. Mídia: Teoria e Política. Cenário de Representação da Política (CR-P): um conceito e duas hipóteses sobre a relação da mídia com a política. p. 175-211 São Paulo. Fundação Perseu Abramo. 2001.
2. CREDENCIAIS DA AUTORIA
Venício Artur de Lima é Graduado em Ciências Sociais/Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969), possui mestrado (1974), doutorado (1979) e pós-doutorado (1988) em Communications pela University of Illinois. É também pós-doutor pela Miami University (1991). Especialista em História do Cristianismo Antigo, UnB (2009). Professor aposentado da Universidade de Brasília é articulista permanente do Observatório da Imprensa, da Carta Maior e da Teoria e Debate. Tem experiência nas áreas de Ciência Política e Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e política; liberdade de expressão; políticas públicas, legislação e economia política de mídia.
Publicou 45 artigos em periódicos e 15 livros publicados/organizados ou edições.
3. CONCLUSÕES DA AUTORIA
O autor faz uma lista descritiva de todo o escopo teórico sobre a mídia brasileira. Mostrando como a mídia no mundo contemporâneo é um dos mais importantes palcos da luta pelo poder, além de ser uma privilegiada ferramenta em prol de interesses.
Desta forma nos é evidente que para o autor à mídia ocupa uma posição de centralidade nas sociedades contemporâneas permeando diferentes processos e esferas da atividade humana, em particular, a esfera da política. E Essa noção de centralidade tem sido aplicada nas ciências sociais igualmente a pessoas, instituições e idéias-valores.
Um pressuposto para se falar na centralidade da mídia nas sociedades é a existência de um sistema nacional (network) consolidado de telecomunicações. Até relativamente há pouco tempo, o Brasil não dispunha de uma mídia de alcance nacional. Embora a imprensa (jornais e revistas) exista entre nós desde o século XIX e