CONVERSA COM QUEM GOSTA DE ENSINAR
RESUMO:
Rubem Azevedo Alves foi um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. O livro de Rubens Alves, destaca o Ensino Médio no Brasil, voltado para lado das profissões pedagógicas. E também de maneiras para aprendizagem no processo educacional.
1º CAPITULO:
“Mas não resisto à tentação de citar outros que preferiram o humor” (p.09).
“Talvez para me justificar a mim mesmo”. As cerimônias, mesuras e seriedades da vida acadêmica continuam a me assombrar. “E preciso de uns aliados” (p.10).
E, ao final de um longo poema escrito depois, ele tornou público o seu rompimento com a aqueles que pensavam que a verdade se pode dizer sem o riso e sem a beleza. Confessou: “sal apenas um bufão! Sou apenas um poeta!” Como ele, eu só desejo brincar com os amigos (p.12). (N Nietzsche, Kolakowski, Octavio Paz).
PARECER
Porém, ser escrito muito pode fazer um poema que passe o sentimento sem graça, sem mostra nem um belo sorriso. Como uma justificativa do eu deste modo que as dificuldades que tem os acadêmicos, como estão passadas com as distancia o meio de conviver com os outros jutos nas diferencias sociais e economicamente na preocupação do agir. Tendo como aliados os colegas os professores e todo o corpo da Faculdade Ages.
Desta forma ficam menos assustadores. Do tempo que passou escreve do só ele conhecia antes de ser publicado, como serra que vão aceitas a verdade que está escrita ou a penas vão sorrir ou ficaram triste.
2º CAPITULO
Educadores, onde estarão? Em que covas terão se escondido? Professores há aos milhares. Mas o professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação. E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança. Profissões e vocações são como plantas. Vicejam e