trabalho de portugues
O gênero textual é a forma como a língua é empregada nos textos em suas diferentes situações de comunicação, de acordo com o seu uso temos gêneros textuais diferentes. É importante lembrar que um texto não precisa ter apenas um gênero textual, porém há apenas um que se sobressai.
Os textos, tanto orais quanto escritos, que têm o objetivo de estabelecer algum tipo de comunicação, possuem algumas características básicas que fazem com que possamos saber em qual gênero textual o texto se encaixa. Algumas dessas características são: o tipo de assunto abordado, quem está falando, para quem está falando, qual a finalidade do texto, qual o tipo do texto (narrativo, argumentativo, instrucional, e entre outros.).
Neste trabalho pegaremos os conceitos e aplicações de três autores sobre gênero textual. BAKTHIN, BRONCKART, MARCUSCHI e também os PCN’s. Exemplos de gênero textual também entrarão neste trabalho, gêneros de acordo com a língua portuguesa, são vários exemplos.
1.0-Desenvolvimento
Os gêneros textuais são meios utilizados para a efetivação da comunicação verbal e seu trabalho deve propiciar a participação do indivíduo na construção de sentido do texto. O ensino de Língua Portuguesa tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso da linguagem e é por isso que as escolas devem trabalhar com textos que fazem parte da realidade do cotidiano dos educandos. É de suma importância a escola trabalhar com estratégias de produção de gêneros que circulem na comunidade discursiva, preparando assim o aluno para atuar efetivamente na realidade em que vive. A base para este estudo está nos PCNs de Língua Portuguesa, e nos escritos de autores como Bakthin, Marcuschi, Bronckart, Bagno, Dolz e Schneuwly. Com a preocupação com as dificuldades de interpretação e de produção textual enfrentadas por alunos do ensino fundamental, a finalidade deste trabalho é contribuir para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa.
No primeiro momento é possível observar