RESENHA DO LIVRO "O MONGE E O EXCUTIVO"
1392 palavras
6 páginas
RESENHAHUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança; tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. – Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
O autor da obra, James C. Hunter, tem mais de 20 anos de experiência e, além de ser consultor chefe da J. D. Associados tem uma trajetória como instrutor, palestrante, professor e escritor. Seu foco principal é na liderança, na humanização das pessoas em seu dia-a-dia, em como influenciar os outros, assuntos retratados no livro. Ele o lançou após escrever para sua filha uma mensagem sobre seus domínios para deixar como exemplo.
A liderança é abordada no romance narrativo como um princípio fundamental na vida de todos, chamando atenção daqueles que se interessam no assunto e desejam mudar ou entender melhor alguma coisa em sua forma de liderar ou se tornar líder. Para entendê-lo basta saber ler, pois tudo é abordado de uma forma bastante organizada, simples, clara e com muitos exemplos, além de trazer bons conhecimentos aos seus leitores.
John Daily, o protagonista, é gerente de uma grande indústria de vidros, tem uma família composta por ele, sua esposa e dois filhos e sempre foi perseguido pelo nome “Simeão”. Aparentemente, era bem sucedido em sua vida, tanto familiar como profissional, até começarem a surgir os problemas e dificuldades em ambas. Deixando um pouco de lado seu jeito durão, e até mesmo por medo de perder sua família, resolveu escutar os conselhos da sua esposa e de um pastor indicado por ela e passar uma semana em um mosteiro, localizado em Michigan.
No mosteiro, onde se passa toda a história, John conhece Len Hoffman, um importante ex-executivo, que passara a se chamar Simeão, o ministro de todas as aulas que haveria pela frente. Em seu primeiro dia, assim como seus colegas, ainda está se adaptando ao ambiente, mas já percebe o homem responsável que é seu professor ao passar para seus alunos as qualidades de um bom líder, falar sobre confiança e respeito entre chefe e