Controlo motor
I.S.E.I.T
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares
Controlo e aprendizagem
Docente: Amália Marques Aluna: sílvia Vanessa de Jesus
Licenciatura em Motricidade Humana
2º Ano – turma A
Almada, 13 de Novembro de 2012
Qual é a frase que representa que corrente? Justifique através da caracterização de uma corrente behaviorista e uma corrente cognitivista.
No âmbito da disciplina de controlo motor, sucederam duas questões complementando as teorias cognitivas e behavioristas.
O Paradigma humano no decorrer dos tempos tende a servir com base de estudo, no processo cognitivo, associativo, comportamentos, raciocínios, pensamentos, percepções e memoria.
No presente trabalho a primeira questão, “As representações mentais têm peso no processo de produção motora" assenta na corrente cognitiva.
A teoria cognitiva baseasse na psicologia da mente. A cognição processa as aprendizagens, pensamentos, informações, representações linguísticas, configurações logicas e jogos simbólicos, influenciando o comportamento motor. Segundo Piaget as aprendizagens organizam as aquisições de forma constante e sequencial, as diferentes áreas fundamentais, (motor, cognitivo e social) unem-se no processo contino e global. Estes processos abrangem interacções no decorrer das etapas sequenciais, estádios de desenvolvimento cognitivo (sensório-motor desde o nascimento até aos 18 meses); pré-operatório, (inicia no domínio da linguagem e pode ir até aos 7 anos) operações concretas (mais ou menos dos 7 aos 12 anos) e operações formais dependendo do “ritmo” e maturação da criança. A corrente cognitiva pode ser entendida como o motor das aprendizagens, passando pelo estado de equilíbrio interno, (face ao meio em constante mudança e transformação) processo de maturação, assimilação de esquemas e por último acomodação de estágios adquiridos. As distintas teorias contem