Práticas agroecológicas
INTRODUÇÃO À AGRONOMIA
AGROECOLOGIA
Fortaleza- CE, junho/2011.
SUMÁRIO
1. Introdução.............................................................................................................. 03
2. Rotação de culturas.............................................................................................. 03
3. Consórcio de culturas.......................................................................................... 04
4. Adubação Orgânica........................................................................................... 05/06
5. Sistema agrossilvicultura................................................................................. 06/07
6. Plantio direto...................................................................................................... 07/08
7. Referências Bibliográficas.................................................................................... 09
1. INTRODUÇÃO
Segundo Guzmán, Agroecologia constitui o campo de conhecimentos que promove o manejo ecológico dos recursos naturais, através de formas que apresentam alternativas à atual crise de modernidade, mediante propostas de desenvolvimento participativo desde os âmbitos da produção e da circulação alternativa de seus produtos, pretendendo estabelecer formas de produção e de consumo que contribuam para encarar a crise ecológica e social.
Sua estratégia tem uma natureza sistêmica, ao considerar a propriedade, a organização comunitária e o restante dos marcos de relação das sociedades rurais articulados em torno à dimensão local, onde se encontram os sistemas de conhecimento portadores do potencial endógeno e sociocultural.
Segundo Quemel, também sistematiza esforços em produzir uma proposta de agricultura abrangente, que seja socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável, um modelo que seja o embrião de um novo jeito de relacionamento com a natureza, onde se protege a vida toda e toda a vida.
Na