vgjk
10 de Outubro de 2013
1. Adaptive Cruise Control (ACC)
Adapative Cruise Control trata-se de um sistema que possibilita que um veiculo modifique a sua velocidade de forma a que este se encontre de acordo com as condições presentes no ambiente. De forma genérica o ACC funciona da seguinte forma, um radar é colocado na parte frontal do veículo, este radar ao detetar um veículo a deslocar-se a uma velocidade inferior, irá fazer com que o ACC execute uma serie de ações que irão resultar na redução da velocidade do veículo de forma a manter a distância de segurança. Caso o sistema detete que o veiculo já não se encontra a obstruir o caminho o ACC irá executar uma serie de ações que permite resumir a velocidade a que se encontrava programada inicialmente. Todas estas ações são executadas sem intervenção do condutor.
O método utilizado pelo ACC para controlar a velocidade do veículo é através de ações no acelerador e de ações no travão.
1.1. Definições e diagrama de funcionamento
Figura 1 – Diagrama de funcionamento
1.1.1. Definições
Estados do sistema:
ACC desligado – O sistema encontra-se desligado.
ACC suspenso- O sistema está pronto para ser ativado pelo operador.
ACC ativado- O sistema ACC está em controlo da velocidade do veículo.
ACC estado de velocidade controlada- Trata-se de um subestado do ACC ativado, neste estado nenhum veículo se encontra a obstruir o caminho, sendo assim o sistema ACC, mantem a velocidade especificada pelo condutor, opera de uma forma semelhante a um sistema de cruise control convencional. 1
Adaptive Cruise Control
10 de Outubro de 2013
ACC estado de distância controlada – Trata-se de um subestado do ACC ativado neste estado a distância entre veículos é controlada.
Figura 2- Estados do ACC
1.2. Disposição do sistema ACC
Como está demonstrado na figura 3, o sistema ACC consiste numa serie de componentes e sistemas interligados.
Módulo ACC – A principal função do