Trabalho de gestão de pessoas
A cultura organizacional é composta por fatores tangíveis, aqueles que podem ser percebidos facilmente por qualquer pessoa, ou seja, é a estrutura física da empresa, a tecnologia utilizada por ela e etc. E por fatores intangíveis, que são representados pelos costumes, marca, entre outras características inerentes da organização. Sendo assim, cada empresa tem uma cultura organizacional diferente, e isso faz que as organizações sejam diferentes uma das outras.
No caso do Hikari Sushi há uma questão bem peculiar ao se falar da cultura organizacional. Como já dito, a empresa foi fundada em 1999 para funcionar somente como Delivery de comidas japonesas, mas em pouco tempo se tornou em um restaurante e referência de culinária japonesa em Belém.
Contudo, no final da década de 2000 o restaurante foi vendido para a atual gestão, o que gerou uma interferência na cultura organizacional. Como se sabe a cultura organizacional é formada pela história da empresa, ou seja, toda trajetória da empresa interfere para a formação de sua cultura, nesse sentido ensinam Rocha-Pinto; Cláudio Pereira; Maria Coutinho; e Sílvio Johann[1]:
“A formação da cultura é influenciada pela trajetória da organização, pelos obstáculos que enfrentou, por seus fracassos ou vitórias.”
Sendo assim, a mudança de gestão tem relação direta com a formação da cultura organizacional do Hikari Sushi.
Vale dizer, que a atual gestão enfrentou alguns conflitos para conseguir flexibilizar a cultura organizacional existente nesta empresa, pois com a venda, houve mudança apenas no quadro societário, sendo que o estabelecimento comercial de modo geral permaneceu o mesmo.
O lado positivo é que a antiga e a atual gestão sempre