Controlo de Gestão
Segundo CHIAVENATO (1989 p.94), ” O controle visa assegurar que as coisas sejam feitas de acordo com as expectativas ou conforme o que foi planejado, organizado e dirigido, assinalando as faltas e os erros a fim de repará-los e evitar repetição”; ou seja o controlo pretende fazer com que a missão, objectivos e estratégias da empresa sejam alcançados de uma forma eficiente e eficaz.
Numa primeira fase o importante é constituir um sistema adequado de controlo de gestão ao tipo de empresa em questão, para assim poder garantir o crescimento desta. Um sistema eficaz fará com que os objectivos traçados sejam bem estabelecidos e facilmente alcançados; para isso é imprescindível um quadro de colaboradores qualificados nesta área. Contudo, na maioria das vezes verifica-se que os responsáveis não o sabem definir ou então geri-lo de forma eficiente à natureza da empresa.
O sistema de controlo de gestão abrange a estrutura e o processo de controlo. A estrutura de controlo está delineada de acordo com os cargos de cada gestor e compreende dois sistemas, o sistema de informação e de incentivos; já o processo de controlo envolve a formulação de objectivos, o orçamento, sistema de medidas, e avaliação de desempenho. Numa fase posterior é essencial verificar o contexto organizacional em que a empresa está envolvida; pois este irá influenciar fortemente o sistema de gestão. Este compreende a definição de estratégias para alcançar os objectivos propostos, e consequentemente formas de motivação para com os colaboradores que fazem parte da organização, para que estes façam com que os objectivos formulados sejam possíveis de alcançar. Envolve também a cultura organizacional da empresa, estando subjacentes nesta os seus valores em todos os horizontes, que fazem com que se distinga das restantes. A última etapa do controlo de gestão, é o contexto social da organização; que envolve: o mercado; sendo neste onde se