Controlo de gestao
INTRODUÇÃO
Na área do controlo de gestão chamamos atenção para : Importância dos aspectos socioeconómicos, políticos, culturais e estruturais nos sistemas de controlo organizacional; Planeamento estratégico com o controlo de gestão; Tipologia de sistemas de controlo organizacional. Para o estudo de controlo tem-se em conta os seguintes parâmetros: O meio ambiente A estrutura organizacional Impacto do meio ambiente e da estrutura organizacional na implementação de sistemas de controlo organizacional.
NECESSIDADE DO CONTROLO DE GESTÃO
Controlo é um instrumento necessário que auxilia os membros da organização a desenvolverem acções inerentes aos interesses das partes:
Donos do capital Empregados de todos os níveis
O processo de controlo exige a obtenção de informação que possibilite a formulação de directrizes e a mensuração do resultados.
A informação obtida divide-se pelos seguintes aspectos:
Evolução do meio ambiente global (tecnológico, económico, social, demográfico, etc.) Evolução dos sectores (clientes, mercado, concorrência, distribuidores, credores, regulamentação, etc.)
Evolução da empresa (aspectos comercial, financeiro, produtivo, etc.)
A partir da existência de um sistema de informação que recolhe e selecciona a informação mais relevante, tanto se podem tomar decisões como avaliar o desempenho de cada elemento responsável. Devido às fortes mudanças e à bastante competitividade do mercado torna-se fundamental a obtenção de informação, tanto externa como interna, para facilitar uma adaptação estratégica.
À medida que o desenvolvimento das organizações faz com que estas atinjam uma maior dimensão e complexidade fazendo com que aumente a descentralização das decisões, é necessário implementar um novo conjunto de sistemas e instrumentos que promovam a actuação de diferentes