Controlo de gestão
CONTROLO DE GESTÃO
DAS ORGANIZAÇÕES
Caso: NYPD CompStat
Meetings
Fevereiro de 2014
Controlo de Gestão nas Organizações - NYPD CompStat Meetings
A eleição de Rudolph Guiliani como prefeito da cidade de Nova York em 1993 significou uma mudança na política de segurança da cidade. Tendo como principal objectivo a melhoria da qualidade de vida dos habitantes foi implementada uma estratégia inovadora de combate à criminalidade pela polícia de Nova York.
A gestão de topo liderada por Bratton estabeleceu como objectivo bastante ambicioso, (face aos valores de desempenho em anos anteriores) a redução do crime violento na cidade de
Nova York em 40% em 3 anos. Os resultados obtidos das diversas iniciativas seriam controlados pelo Sr. Maple.
A dupla Bratton e Maple conjuntamente com outros oficiais seniores da polícia de Nova York iniciaram a implementação de novas políticas de combate à criminalidade. A concretização das diversas orientações foi conseguida através da delegação do poder de decisão aos níveis hierárquicos intermédios da organização, permitindo assim, a descentralização dos comandos operacionais e o aumento do poder das chefias das unidades locais. Um poder de decisão mais próximo da base significou uma maior capacidade de resposta às necessidades de segurança da população permitindo a mudança da cultura organizacional por forma a aumentar o compromisso dos agentes operacionais no combate ao crime. Desta forma, o enfoque da organização da polícia de Nova York foi colocados nos resultados e permitiu a mobilização das forças policiais e recursos para a concretização do objectivo de melhoria da qualidade de vida dos habitantes, o que seria conseguido pela redução dos níveis de criminalidade.
O sistema de controlo de desempenho da polícia de Nova York estava baseado na simples comunicação de dados sobre os crimes cometidos numa base trimestral, segundo os requisitos de uma outra entidade, o FBI.
A