Controlo de Gestão
GESTÃO
Professor Dr. Carlos Quelhas
Martins
Mestrado: Gestão de Empresas
Mestrando: Manuel Carlos Gonçalves
1. CAPITULO IV – CONTABILIDADE
ANALITICA PARA A GESTÃO
Indíce:
1.1. Evolução neste domínio contabilístico
1.2. Tipos de contabilidade
1.3. O Conceitos de Custo e sua possível classificação 1.4. Os objetivos da Contabilidade
Analítica
1.5. Contabilidade Geral versus
Contabilidade Analítica
1.6 Apoio a outros instrumentos de gestão
1.1. Evolução neste domínio contabilístico:
Embora de forma lenta o sistema de contabilidade analítica tem vindo a adaptar-se aos novos desafios de uma economia cada vez mais competitiva e global.
Iniciou com a contabilidade industrial, caraterística da época industrial, cuja principal preocupação era o apuramento dos custos industriais por forma a poder determinar os preços de venda, através da marcação de uma margem.
1.1. Evolução neste domínio contabilístico:
Com o desenvolvimento económico e, sobretudo, com a grande crise da década de 30, foi necessário ir mais longe no controlo dos custos, tendo surgido fundamentalmente os conceitos de centros de custo através dos quais passou a ser possível quantificar os custos a todos os níveis da organização.
O crescimento do pós-guerra fez com que muitas empresas, sobretudo as de maior dimensão, tivessem necessidade de acompanhar os resultados das suas múltiplas atividades, dependências, sucursais, etc.. Passou assim a aplicar-se o conceito de centro de resultados tendo a contabilidade analítica passado a servir como instrumento de avaliação dos resultados por cada um deles.
1.2. Tipos de contabilidade:
-Contabilidade industrial (sentido lato) – É a contabilidade das empresas industriais. Centra os seus esforços no apuramento dos custos de produção, informação fundamental para a construção do Balanço e da Demonstração dos
Resultados, documentos necessários à
apresentação