Controle Social
MÓDULO: Competências Básicas
TUTOR: Egnaldo dos Santos
CURSISTAS: Alexandra Souza,
ATIVIDADE FINAL
Desde as civilizações mais antigas, a educação sempre esteve presente, embora nem sempre tenha sido de forma sistematizada, pois a forma de educar depende diretamente das necessidades da sociedade e dos recursos existentes.
Vivemos em uma sociedade do conhecimento, onde as informações armazenadas nas redes mudam com uma velocidade nunca vista antes, com isso, necessitamos acompanhar tal velocidade. Mas para isso, é indispensável estarmos munidos das novas tecnologias responsáveis por uma veiculação da informação, computadores e internet.
O mundo contemporâneo está diante de várias mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento da tecnologia, que conseqüentemente afeta os modos de aprendizagem. Atualmente, não há como negar a necessidade da escola se modernizar e repensar para descobrir novas formas de atingir seus objetivos. Pode-se atribuir à tecnologia grande parte dessa evolução, o que está modificando profundamente os modos de aquisição de informações e conhecimentos, dando origem a uma nova sociedade - Sociedade da Informação.
A tecnologia e a informática têm participação fundamental no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Acredita-se que este processo se constitui num avanço rumo à democratização da educação. O uso das novas tecnologias traz a possibilidade de uma interação mais efetiva entre os homens e da possibilidade da apropriação e produção do conhecimento pelo aluno, enquanto sujeito social.
Sabemos também, que a escola é a porta de entrada para o acesso ao saber a uma grande parcela da população, uma vez que tem a finalidade de promover a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno em todos os âmbitos, no qual a mesma deixa de ser apenas um ponto de encontro e passa a ser um encontro entre o saber e de novas descobertas e tem a função social de garantir o pleno desenvolvimento do cidadão e prepará-lo para o