Controle Social
Controle social é tudo aquilo que influência o comportamento dos membros da sociedade. São os meios que a sociedade estabelece para que o indivíduo adote um comportamento baseados nos valores sociais. O controle social indica todo o processo de socialização que orienta o indivíduo, garantido uma convivência pacifica na sociedade.
O Controle social pode ser trabalhado com várias distinções na sociologia jurídica. Primeiro, ele pode ser exercido de dois modos. Pode ser instrumento de orientação é por meio de fiscalização. Na maioria dos casos o controle social mesmo tempo que é fiscalizador, é também orientador. Segundo, ele poder se diferenciar também com relação aos destinatários, que pode ser difuso, quando fiscaliza o comportamento de todos, ou localizado, quando fiscaliza o comportamento de um determinado grupo que apresenta um comportamento anômico.
Nas sociedades modernas, o controle social é exercido por meio dos aparelhos do poder estatal, que visa influenciar a sociedade orientando o comportamento dela através de padrões preestabelecidos pelas normas jurídicas. A última distinção é o campo de atuação do controle social que pode ser agira diretamente sobre o indivíduo ou indiretamente sobre ele.
O Controle social se apresenta de varias formas, podendo se apresentar como forma de sanções positivas ou negativas, formais ou informais, interno ou externo, e o objetivo comum deles é adaptar a conduta da pessoa aos padrões de comportamento dominantes. A finalidade do controle pode ser entendida de duas formas uma como forma de coesão social, garantindo o convívio social. Controle social é tudo aquilo que influência o comportamento dos membros da sociedade. São os meios que a sociedade estabelece para que o indivíduo adote um comportamento baseados nos valores sociais. O controle social indica todo o processo de socialização que orienta o indivíduo, garantido uma convivência pacifica na sociedade.
O Controle social pode ser