Controle Social
SOCIOLOGIA
ALEXÂNIA: GOIÁS
GABRIEL GUIMARÃES LOBO
CONTROLE SOCIAL
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia, ministrada pelo professor. Cristiano Castilho aos alunos Da 2a série do período matutino.
ALEXÂNIA: 15/03/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO:_______________________________________:04
CONTROLE SOCIAL:__________________________________:05
CONCLUSÃO:________________________________________:06
BIBLIOGRAFIA:_______________________________________:07
INTRODUÇÃO
Há um longo debate em torno da noção de controle social na sociologia. Algumas interpretações mais significativas sobre esse conceito serão vistas nesse trabalho. Para tanto, é preciso pensar que estas duas palavras –“controle” e “social”- são novas, desconhecidas. É preciso tomar, então, a expressão “controle social” como um termo técnico, como um instrumento analítico próprio das Ciências Sociais.
CONTROLE SOCIAL
A expressão ‘controle social’ tem origem na sociologia. De forma geral é empregada para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos a determinados padrões sociais e princípios morais. Assim sendo, assegura a conformidade de comportamento dos indivíduos a um conjunto de regras e princípios prescritos e sancionados. Mannheim (1971, p. 178) a define como o “conjunto de métodos pelos quais a sociedade influencia o comportamento humano, tendo em vista manter determinada ordem”.
Na teoria política, o significado de ‘controle social’ é ambíguo, podendo ser concebido em sentidos diferentes a partir de