Controle social
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
RESUMO
A psicologia organizacional, ou também conhecida como psicologia industrial, procura entender os fatos e problemas psicológicos encontrados em uma organização. O psicólogo dessa área pode atuar na organização do trabalho, nos processos mentais do colaborador, na seleção de candidatos, entre outras. O psicólogo busca uma boa saúde e boas condições de trabalho, para que o colaborador tenha as condições essências de trabalhar. O objetivo desses psicólogos busca níveis excelentes para toda a organização. Existem ainda diversas atividades voltadas ao psicólogo da instituição, como pro exemplo, o devido salário ao colaborador deve ser estudado pelo psicólogo. As principais áreas da psicologia organizacional são, recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnostico organizacional. A psicologia trabalha de forma essencial em uma empresa, principalmente, nas que buscam trilhar um caminho de boas condutas e sucesso.
Palavras-chave: Direitos. Condições. Organização.
1 INTRODUÇÃO
A psicologia organizacional é muito abrangente, uma vez que a própria psicologia possui um grande campo de estudo.
Na área organizacional a psicologia não é diferente, ela abrange várias etapas de uma empresa, tanto na hora de se contratar como no dia-a-dia. A psicologia organizacional procura entender e estudar os problemas psicológicos presentes em uma organização.
A psicologia organizacional atua principalmente na área de recursos humanos. E ela esta muito ligado e preocupada com o bem-estar dos colaboradores, e também as emoções produzidas em um ambiente de trabalho.
A área organizacional é atualmente a segunda maior área da psicologia, tendo mais de vinte por cento dos psicólogos atuantes nessa área.
Tradicionalmente a psicologia industrial, como também é conhecida a psicologia organizacional, possui quatro áreas