Economia
Fabiane Pimenta Bastos
Andrelino Olimpio Vieira Machado
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade tem como função controlar as riquezas do patrimônio tanto de pessoa física como de pessoa jurídica. A demonstração contábil estuda os demonstrativos empresariais, identificando o seu histórico numerário, através de formulas e cálculos de índices tendo como objetivo diagnosticar os resultados das atividades mercantis: lucro, prejuízo, capital de giro, dependência financeira, e a consolidação dessas tendências.
Toda informação contábil deve ter qualidade, ser objetiva, clara, concisa. Permitindo que o usuário avalie a situação econômica e financeira da empresa, fazendo inferências sobre tendências futuras, de forma a atender sempre os próprios objetivos da organização. Além das informações das demonstrações contábeis, o usuário também tem acesso a dados históricos e informações internas.
A análise das demonstrações contábeis é dividida em duas categorias distintas. A análise financeira possibilita a interpretação da saúde financeira da empresa, o seu grau de liquidez e capacidade de solvência. Já a análise econômica, possibilita a interpretação das variações do patrimônio e da riqueza gerada por sua movimentação. Tanto uma quanto a outra são elaboradas e avaliadas em distintos pontos de vista, de acordo com a necessidade e amplitude de cada usuário.
Vale destacar que a contabilidade gerencial é voltada para a analise e interpretação das Demonstrações Contábeis são eles: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração do Fluxo de Caixa, dentre outros.
2. METODOLOGIA
Para que um gestor tenha um referencial consistente no processo de tomada de decisões empresarias é extremamente importante que ele entenda as demonstrações contábeis do negócio, seus números.
Os relatórios contábeis representam a fonte mais segura e