A formaçõa da sociedade capitalista no brasil
A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA NO BRASIL
INSTITUIÇÃO PERNAMBUCANA DE ENSINO SUPERIOR
ALUNOS: ALBERTO DE SOUZA ALEX XAVIER ALEXANDRE DUTRA AMANDA PATRICIA GOMES ANA PAULA DA SILVA ANA PAULA DE LIMA DO NASCIMENTO
A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA NO BRASIL
RECIFE-PE
2012
INTRODUÇÃO
A Formação da sociedade capitalista no Brasil ocorreu de forma especifica e fora dos padrões clássicos, a sociedade brasileira se constituiu com a expansão do capitalismo europeu a partir do século XV. O Capitalismo foi marcado por grandes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais.
As Relações comerciais eram voltadas para a metrópole que aqui se mantinham relações sociais baseadas na escravidão, somente no século XIX, com a chegada de um grande contingente de imigrantes e com a abolição da escravidão, foi que o trabalho livre passou a ser introduzido no Brasil.
O mercado nacional era concentrado nas mãos dos grandes produtores de café, em meio ciclo ao café outras atividades também se desenvolveram tais como: Sistema Bancário, Transportes Ferroviários e pequenas indústrias de alimentos, que assim dinamizaram a vida nas áreas urbanas.
A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA NO BRASIL
A formação da sociedade capitalista no Brasil ocorreu de forma específica e fora dos padrões clássicos. A formação de uma indústria de bens de consumo, em São Paulo, que dependeu de recursos e capital acumulados com a exportação do café e da existência da mão de obra assalariada decorrente, principalmente, dos imigrantes europeus.
Quais são as particularidades do desenvolvimento socioeconômico do país? A sociedade brasileira se constituiu com o processo de expansão do capitalismo europeu a partir do século XV. No