Controle interno
Resumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a grande importância do controle interno nas empresas para a proteção do seu patrimônio. O controle interno se refere a um conjunto de normas e procedimentos adotados por uma empresa de acordo com suas reais necessidades, com a finalidade de evitar, prevenir e detectar possíveis erros, fraudes ou omissões; comprovar a veracidade dos relatórios contábeis, financeiros ou operacionais; estimular a eficiência do pessoal, mediante a vigilância que exerce através dos relatórios; salvaguardar seus ativos, e, de maneira geral, obter-se um controle eficiente de todos os aspectos vitais para a empresa. Atualmente, as empresas estão mais conscientizadas da grande vantagem de prevenir atos que podem causar prejuízos irreversíveis, do que somente se preocupar depois do acontecido. Além disso, é preciso que haja uma auditoria interna atuante, para fiscalizar se o controle interno está sendo aplicado e trazendo resultados positivos para a empresa. Para que uma empresa consiga atingir seus objetivos e lucros é essencial à adoção de um controle interno planejado, organizado e monitorado.
O que é controle interno?
Podemos definir que controle interno é conjunto de políticas estratégicas e operacionais, procedimentos e definições de estrutura organizacional, operado por pessoas capacitadas, assegurar as informações contabilísticas e gerenciais e estimular a eficiência operacional.
O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado de métodos e medidas, adoptados pela empresa, para proteger seu património, verificar a exactidão e a fidedignidade de seus dados contabilísticos, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração. É possível a identificação de dois níveis distintos de preocupação em termos do estabelecimento de políticas: Políticas globais, que afectam todo o comportamento da organização (políticas estratégicas)