Controle Emocional
Psicóloga dá dicas para manter o autocontrole, fundamental para você e para os outros
da redação
08/05/2012
Tweet
*Por Adriana de Araújo
Sentimentos bons e ruins fazem parte do dia-a-dia. Saber lidar com isso sem prejudicar a você ou ao próximo é necessário para se bem viver a vida. É muito importante o autocontrole e principalmente autoconhecimento. Para isso, aí vão algumas dicas:
1. Conheça seus limites e respeite-se. Saiba até quando e quanto você pode sobre determinado ponto. Aceite sua condição hoje, você pode mudá-la se necessário, até mesmo expandir se for preciso. Mas cuidado para não ultrapassar seus limites sempre, pois são esses excessos que levam ao estresse (desgaste físico e mental). Por exemplo, horas extras no trabalho podem acontecer, mas isso não deve ser a sua rotina. Lembre-se: faça sua parte, pois de resto...não há mais nada a se fazer. Respeite sua condição física e psicológica. Existem exercícios específicos de hipnose ericksoniana e do Novo Código da PNL que durante as sessões são usados para criar mudanças de padrão, eliminando crenças desnecessárias. Isso tudo com o foco na excelência do comportamento desejado. O que se quer atingir? Por onde começar? Como eu consigo o sucesso?
2. Conheça você mesmo. Saiba da sua capacidade no momento, você pode reverter isso se for preciso. Mas somente sabendo quem é, onde está e como se está é que se pode planejar algo diferente daqui para frente. O processo novo de tratamento que envolve a neurociência é diferente da psicologia tradicional, pois usa exercícios, “jogos” individuais proporcionando uma tranquilidade na aquisição do novo comportamento.
3. Saiba dizer não quando for necessário. Para isso é preciso respeito aos limites e autoconhecimento, até que ponto você deve dizer sim ou não para determinada situação? Como agir e ter tranqüilidade na escolha? Saber escolher e ficar em paz é preciso para se manter o equilíbrio.
4. Aprenda a dividir seu tempo