video
No meio do verbo – MESÓCLISE;
Depois do verbo – ÊNCLISE. PRÓCLISE Esse tipo de colocação pronominal é utilizada quando há palavras que atraiam o pronome para antes do verbo. Tais palavras são: - Advérbio Exemplo: Não me arrependo de nada.
Advérbio
Hoje lhe contaram vários segredos.
Advérbio
- Pronomes Relativos Exemplo: Saio com pessoas que me agradam. Indefinidos Exemplo: Ninguém me deu apoio. Demonstrativo Exemplo: Isso me deixou irritado. Aquilo me dá arrepios. Conjunções subordinativas Exemplo: Embora me interesse pelo carro, não posso comprá-lo. Frases interrogativas Exemplo: Como se faz isso? Quem lhe deu o caderno? Frases exclamativas Exemplo: Isso me deixou feliz! Frases optativas Exemplo: Deus o ilumine. Existem casos que se pode utilizar tanto a próclise como a ênclise: - Pronomes pessoais do caso reto. Se houver palavra atrativa, usa-se a próclise. Exemplos: Ele lhe entregou a carta. Ele entregou-lhe a carta. - Com infinitivo não flexionado precedido de palavra negativa ou preposição. Exemplo: Vim para te ajudar. Vim para ajudar-te. MESÓCLISE Essa colocação pronominal é usada apenas com verbos no futuro do presente ou futuro do pretérito, desde que não haja uma palavra que exija a próclise. Contar-te-ei um grande segredo. (futuro do presente) Jamais te contarei um grande segredo.
Palavra atrativa Observação: nunca ocorrerá a ênclise quando a oração estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito. ÊNCLISE Sempre ocorre ênclise nos casos abaixo: - A oração é iniciada por verbo, desde que não esteja no futuro. Exemplo: Informei-o sobre o resultado do