Controle emocional
O QUE É?
O Controle Emocional é a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e expressando-os de maneira saudável para si e para o grupo no qual está inserido.
A Competência Controle Emocional avalia a capacidade de atuar com maturidade e equilíbrio na expressão de sentimentos, interesses, necessidades e expectativas frente às diferentes situações. Mensura a eficácia da gestão do “bem-estar” e a disposição do profissional para avaliar o impacto que gera no ambiente e pessoas, administrando suas emoções.
O profissional com esta competência pouco desenvolvida é sensível e explicita facilmente o que sente, muitas vezes contaminando o ambiente de trabalho. Não consegue manter o equilíbrio emocional, age por impulso o que pode acarretar situações desconfortáveis para toda equipe, desgaste do clima organizacional e perda de produtividade.
Em contrapartida, o profissional com o Controle Emocional excessivamente desenvolvido controla suas emoções e evita explicitar o que sente. Evita também repassar tensões e acaba por absorver para si todos os impactos, reprimindo suas emoções. Pode se apresentar apático e desesperançoso.
Então, qual a medida certa do Controle Emocional para lidar com as adversidades do mundo corporativo sem perder o equilíbrio e nem absorver tudo de forma racional sem demonstrar os sentimentos verdadeiros?
PORQUE FAZER?
O profissional com o Controle Emocional na medida ideal possui maturidade emocional e administra suas emoções agindo com isenção. Assume responsabilidades com ética, possui empatia, tem boa percepção de si e dos outros se revelando solidários e atenciosos. Em ambientes tensos consegue manter a calma.
COMO FAZER?
Para desenvolver seu Controle Emocional tome consciência de suas emoções, identificando as circunstâncias, os motivos e suas reações. Seja flexível com você mesmo e não tome atitudes imediatas sem sentir-se seguro. Isso evitará o descontrole e o