Inteligência emocional
Thais P. S. de Almeida
Resumo Este artigo investiga as relações entre as características da liderança exercida e a presença de inteligência emocional. Questionários são aplicados visando a quantificar os níveis de inteligência emocional e caracterizar os tipos de liderança exercida. Hipóteses são formuladas, uma investigação quantitativa exploratória é realizada e, finalmente, a existência de correlação entre variáveis construídas é testada.
Palavras chave: Inteligência Emocional. Quociente de Inteligência Emocional. Liderança.
1. Introdução
A inteligência emocional aborda o desenvolvimento e aprendizado de aptidões pouco enfocadas pelas instituições de ensino e empresas, mas que muito podem contribuir para o desenvolvimento organizacional e pessoal. O controle das emoções e as reações que manifestamos fazem parte do conjunto de aptidões que formam o conceito da inteligência emocional. Por outro lado, a habilidade de liderança no contexto moderno assumiu um papel fundamental para o sucesso nos negócios, ainda mais quando lidamos com as fragilizações resultantes do acirramento da competitividade. O tipo certo de líder pode amenizar problemas resultantes da ausência da inteligência emocional na empresa. Assim, a identificação de correlação entre a Inteligência Emocional e a Habilidade de Liderança, possibilitará um avanço nos modelos de avaliação para a contratação de profissionais, desenvolvimento de programas de treinamento ou elaboração de currículos acadêmicos, introduzindo um novo conceito no gerenciamento dos recursos humanos. Neste artigo estuda-se a relação entre esses conceitos através de pesquisa de campo em uma empresa líder de telecomunicações.
2. Inteligência Emocional
Durante muitos anos a forma mais considerada na predição do sucesso profissional foi o levantamento do QI. Porém, esta forma nem sempre se mostra eficaz no objetivo de determinar o sucesso. No dia a dia, as pessoas em suas