Controle de qualidade
CONCEITO: é um sistema complexo dinâmico e complexo que abranje todos os setores da fabrica, a fim de melhorar a qualidade do produto final e manter a aceitabilidade do consumidor e diminuir os custos para o vendedor. Isto faz com que ocorra alterações de rotinas de trabalho de todos os setores, provoca mudanças de atitudes e comportamentos de mão de obra, requer modificações em equipamentos e matérias envolvendo toda fábrica.
Um produto ou serviço esta sob controle quando sabemos localizar o problema, analisar o processo, padronizar para prender as causas e estabelecer itens de controle de tal forma que o problema nunca mais ocorra.
SISTEMA: É o refinamento dos conceitos de conjunto e processo, nele temos a estrutura física de um conjunto, a ordenação dinamica de um processo e organização das partes.
A estrutura deve ser organizada.
CONJUNTO: é o amontoando de muitas coisas, que tem características estáticas e não contem ordenação.
PROCESSO: tem características dinâmicas, certa ordem, mas não tem estrutura bem definida.
O controle de qualidade é dinâmico pois apresenta evolução causada por motivações internas (mão de obra, novas tecnologias, etc) e externas(mudanças no padrão de consumo, tendências de mercado, preferência de clientes)
As especificações no controle de qualidade na industria devem ser: Funcionais: devem ser praticas e realistas Aceitáveis: devem ser aceitas por quem produz, vende e quem compra Completas: devem incluir os atributos, alem de todos as condições que podem influencia-las.
Os objetivos do controle de qualidade são: Planejar a qualidade desejada pelos clientes: saber suas necessidades e desejos para atende-los. Manter a qualidade Melhorar a qualidade desejada pelo cliente: localizar os resultados indesejáveis e utilizar o método de solução para melhora-los.
Inspecionar x controle de qualidade
Requisitos básicos do C.Q Política da empresa; Padrões de qualidade;