controle de qualidade
As “organizações humanas” (empresas, escolas, hospitais, etc.) são meios (causas) destinados a se atingir determinados fins (efeitos). Controlar uma “organização humana” significa detectar quais foram os fins, efeitos ou resultados não alcançados (que são os problemas da organização), analisar estes maus resultados não alcançados (que são os problemas da organização), analisar estes maus resultados buscando suas causas e atuar sobre estas causas de tal modo a melhorar os resultados. Primeiro devemos reconhecer quais são os fins (resultados) desejados para uma empresa. Como objetivo de uma organização humana é satisfazer as necessidades das pessoas, então o objetivo, o fim, o resultado desejado de uma empresa é a Qualidade Total.
Argumenta-se que a administração da qualidade total (TQM- total quality management) seja a mais significativa das novas ideias que apareceram no cenário da administração da produção nos últimos anos. Deve haver poucos, se houver gerentes em qualquer economia desenvolvida que não tenha ouvido falar de TQM. Certamente, TQM exerceu forte impacto na maioria dos setores industriais, indo além do modismo recente. Há duas razões para isso: primeira, as ideias de TQM exercem forte atração intuitiva sobre muitas pessoas – a maioria de nós deseja ser de “alta qualidade”. Segundo, uma abordagem de TQM para melhoria pode resultar em fortes aumentos da eficácia operacional. Neste trabalho, separamos o planejamento e controle da qualidade de TQM por que esta envolve muito mais do que qualidade. Envolve a melhoria de todos os aspectos de desempenho da produção e, particularmente, como essa melhoria deve ser administrada. Este trabalho examina TQM como filosofia de melhoria e, também, como um processo organizacional que pode ser usado para administrar o esforço de melhoria.
1. CONCEITO
Qualidade Total são todas aquelas dimensões que afetam a satisfação das necessidades das pessoas e, por conseguinte a sobrevivência da empresa.