controle da qualidade
RESUMO
A sobrevivência das organizações esta ligada diretamente com a produtividade e a qualidade que as empresas desempenham dentro de um mercado cada vez mais competitivo porá tanto as empresas devem se atualizar e modernizar seus métodos tradicionais, para isso as empresas devem questionar, testar, verificar, modernizar e atualizar seus produtos e seus ciclos produtivos os serviços oferecidos, o gerenciamento interno, bem como compará-los a seus concorrentes.
Palavras-chave: Qualidade, Produção, Ferramentas.
1 INTRODUÇÃO
O TQC, ou Total Quality Control (Controle de Qualidade Total), vem do latim, conceito desenvolvido por vários estudiosos, que tem origem na relação das organizações com o mercado, é um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto. No TQC a qualidade é entendida como superação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados. A qualidade é um conceito já assimilado mundialmente, mas suas ferramentas e métodos ainda não são plenamente conhecidos. Por essa razão a aplicação das ferramentas de qualidade pelas empresas contribui para diminuir as restrições na colocação dos produtos no mercado, bem como para reduzir em longo prazo os custos dos produtos e dos processos o que aumenta mais a competitividade da organização.
A qualidade não é apenas uma opção das instituições, pois a concorrência utiliza-se de metodologias e ferramentas com vistas a extrair delas todo o potencial de melhorias e aceitação dos produtos. São ferramentas simples e muito eficazes que auxiliam o gestor na solução de
2
problemas e ainda permitem o crescimento do ser humano em direção a melhoria da qualidade de vida, pois podem também ser utilizadas para seu bem pessoal.
2 DESENVOLVIMENTO
O primeiro conceito relacionado à qualidade referia-se ao enquadramento dos produtos/serviços dentro de suas especificações técnicas. Ou seja,