O que é uma pilha?
Pilha é uma fonte portátil de energia , resultante de reações químicas que ocorrem no seu interior, ou seja, uma mini usina portátil.
Desde o início dos tempos, o homem sempre desejou dominar a energia disponibilizando-a quando e onde quiser.
Uma pilha, é portanto, uma fonte de energia portátil que se consome à medida que se utiliza.
Todo equipamento que utiliza pilhas como fonte de energia, apresenta um consumo ou drenagem de corrente típico para um bom funcionamento do equipamento. Portanto é importante levar em consideração que aparelhos de consumo diferentes apresentam consumos de energia diferentes.
Por exemplo: o consumo ou drenagem de corrente exigida de uma pilha para o funcionamento de uma máquina fotográfica digital, é muito maior do que o consumo exigido quando se utiliza um rádio portátil.
A Rayovac, com 100 anos de expertise em fabricação de pilhas, oferece ao consumidor dois tipos diferentes de tecnologia, que atende as diferentes necessidades dos aparelhos: as pilhas Zinco-Carvão (“As amarelinhas”) e as pilhas Alcalinas. Estas tecnologias possuem características diferentes, e portanto, são indicadas para aparelhos de consumo de energia diferentes.
COMO FUNCIONA UMA PILHA
A pilha é uma fonte portátil de energia que é composta de três itens básicos: um ânodo, um cátodo e um eletrólito.
Ânodo - Eletrodo Negativo da Pilha (pólo negativo)
Cátodo - Eletrodo Positivo da Pilha (pólo positivo)
Eletrólito - Condutor iônico que envolve os eletrodos de uma pilha, ou seja, solução condutiva entre os dois eletrodos.
Estes três componentes podem ser feitos de muitos materiais diferentes e também podem ser combinados de várias formas. A escolha do material a ser usado, o tipo, e a qualidade destes materiais são importantes para determinar os níveis de energia e de desempenho da pilha.
Para ilustrar como funciona a pilha e como interagem seus componentes, veja ao lado o exemplo simplificado de uma pilha e uma