Controle de qualidade total
GESTÃO DA PRODUÇÃO
Seminário Gestão da Qualidade
Rio de Janeiro
2011
Qual o perfil do Autor?
Armand V. Feigenbaum, nascido no ano de 1922, foi nomeado Doutor em Ciências pelo Instituto de Tecnológico de Massachusetts, em 1951 começou a trabalhar em empresas conseituadas como no General Electric onde exerceu a função de Gerente de Produção e Controle de Qualidade, onde trabalhou mais de 10 anos, em seu currículum podemos colocar que ele comandou como vice-presidente e presidente da empresa American Society for Quality Control (ASQC). Em 1968 ele publicou seu primeiro livro que foi o marco na sua vida, o “Controle da Qualidade Total”. Neste mesmo ano ele fundou a General Systems, da qual é presidente.
O que é qualidade ou princípio da qualidade na visão do autor?
Segundo Armand, só se tem qualidade se todos os departamentos de uma organização trabalhar juntos e cada um dando a sua parcela de contribuíção para o processo, e chegando assim num resultando satisfatório. Mas essa parceria só será consolidada se acontecer desde a elaboração do produto até o pós-venda, de modo que se ocorrer erros possam ser imediatamente corrigídos e não causando problemas na execução do produto final e nem para o consumidor.
Quais os aspectos mais relevantes do seu trabalho?
Os aspectos mais relevantes que Feigenbaum deixou para nós foram os 19 Passos para Melhorar a Qualidade e os 4 Pecados Mortais da Qualidade.
19 Passos para Melhor a Qualidade * Definição de Controle de Qualidade Total é um sistema efetivo para integrar o desenvolvimento, a manutenção e os esforços de melhoria para a qualidade de vários grupos; * Qualidade versus qualidade quer dizer que o “Q grande” refere-se ao luxo e o “q pequeno” refere-se à alta qualidade e não ao luxo; * Controle é gerenciado por mais quatro passos: Estabelecer padrões de qualidade; Avaliar a conformidade a esses padrões; Atuar quando os padrões são excedidos; Planejar para as