Controle de qualidade total
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
Disciplina: GESTÃO DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE
CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL (TQC)
APOSTILA 2.2
AMÉRICO ZAGO MARTELLI
Agosto 2011
CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL (TQC)
1, INTRODUÇÃO
O objetivo nesta apostila é descobrir no TQC seus criadores, sua evolução e sua utilização em estabelecimentos de diferentes portes.
O TQC tem como papel principal a satisfação total, de um lado dos fabricantes, de outro os clientes, num ciclo mercadológico em que fatores diversos, que serão abordados no trabalho, influirão neste ciclo de satisfação.
O emprego do TQC ocorre em qualquer empresa ou estabelecimento que procura otimizar seus serviços, empregando técnicas de relacionamento, aperfeiçoamento, controle, padronização entre outras que levam a um aumento do lucro.
Os problemas encontrados para o desenvolvimento do assunto foram descobrir os tópicos e o que engloba o TQC por ser um tema extremamente amplo, uma teoria ligada a outra, com muitos pensadores sobre o assunto, muitas idéias disponíveis e nem tudo tendo credibilidade.
Evolução da gestão da qualidade total (GQT)
A origem da GQT data de meados dos anos trinta. É possível recuar mais ainda no tempo e situar seu início no começo do século, com alguns dos pressupostos teóricos do Taylorismo (Frederick Taylor, autor de Princípios de Administração Científica, 1911).
Sob a orientação de consultores americanos, a GQT foi desenvolvida no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. O modelo apresenta contribuições de várias fontes, utilizando diferentes conceitos. No Brasil, vem sendo implantada desde meados dos anos 80, impulsionada pelo trabalho da Fundação Christiano Ottoni (FCO) da Universidade Federal de Minas Gerais, e de diversas outras instituições e consultores independentes.
A qualidade total ao longo da história mostrou ser altamente eficaz, e isso se tornou possível ao se juntar as experiências de diversos gurus da qualidade,