Contribuições da Psicologia para Educação: uma breve reflexão sobre a influência da educação familiar nos processos ensino aprendizagem
INTRODUÇÃO
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, já esta, como disciplina científica na área da Educação tem por seu maior objetivo constatar ou compreender e explicar o que se acontece em relação à educação. Em relação programa SuperNanny ,o principio é o uso da Psicologia como base para analise comportamental e planejamento de ação para intervir corrigindo comportamentos negligentes de crianças e auxiliando a conduta dos pais quanto a educação dos filhos.
DESENVOLVIMENTO
O objeto de estudo do Behaviorismo é o comportamento, porém o John Watson; considerado o fundador do behaviorismo clássico, não considerava a vida mental das pessoas sendo seus sentimentos, aspirações, interesses e decisões, mas somente seus atos, gestos, palavras, expressões fisiológicas, realizações e atitudes.
Para os behavioristas, educar seria estabelecer condicionamento na infância,para Watson, a aprendizagem consiste em condicionar respostas.
A teoria Behaviorista é a utilizada como fundamento maior deste programa, porém não seria o behaviorismo radical, os procedimentos como o uso de regras, utilização de recompensas e punições como o cantinho da disciplina, são princípios da teoria Behaviorista mas é notável adaptação da teoria, na qual, questões emocionais são levadas em conta para atingir seus objetivos pois o que se trata no programa não é somente mudar,adestrar ou até mesmo habilitar crianças a mudança de comportamento mas sim colocar os pais em posição de autoridade e assumirem as responsabilidades na educação de seus filhos.
As contribuições da psicologia para Educação, tem por objetivo ajudar o docente com desenvolvimento do conhecimento, competências, habilidades, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres e desempenhar a função de formador de personalidade de