Contratos administrativos
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E PARECERES TÉCNICOS
Prof. M.Sc. Adriane Cristina Ribas Setti
SUMÁRIO
TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4
A COMUNICAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALORES MENSURÁVEIS 7
A FORÇA DA COMUNICAÇÃO 8
COMUNICAÇÃO ESCRITA 9
REDAÇÃO TÉCNICA - orientações 9 REDAÇÃO 9 VÍCIOS QUE DEVEM SER DESCARTADOS 9 ALGUMAS EXPRESSÕES QUE DEVEM SER CORRIGIDAS 9 EMPREGO DOS PRONOMES DE TRATAMENTO 9 EMPREGO DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS NA REDAÇÃO EMPRESARIAL 9 ALGUMAS QUESTÕES LINGUÍSTICAS 9 FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO 9 PONTUAÇÃO E FUNÇÃO NA FRASE 9
RELATÓRIO E PARECER 9 RELATÓRIO 9 PARECER 9
BIBLIOGRAFIA 9
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
A comunicação é uma capacidade inata do ser humano. Por meio de sinais (corporal, gestual, facial, sinais de fumaça, dentre outros) ou do conjunto de signos que conhecer, a pessoa expressa sentimentos, ideias, entendimento ou compreensão de algo, mantém contato ou ligação com outros, dentre tantas funções.
Para isso, é importante que se conheçam e considerem os elementos envolvidos num processo comunicativo, independente da situação em que a comunicação ocorra.
ELEMENTOS
Em um processo comunicativo, existem, no mínimo, seis elementos envolvidos: emissor - quem emite a mensagem; receptor - a quem a mensagem é direcionada; mensagem - o que é comunicado; canal - meio físico pelo qual a mensagem é enviada; código - grupo de sinais, linguagem utilizada para enviar a mensagem; referente - assunto sobre o qual versa a mensagem (Bakhtin; Saussure; Chomsky; Wittgenstein).
Além desses elementos, devem ser observadas algumas condições necessárias para uma comunicação provocar os efeitos desejados (Wilbur Schramm): 1. A mensagem deve chamar a atenção do destinatário 2. A mensagem deve empregar os signos comuns tanto da parte do comunicador como do receptor 3. A mensagem deve