Apostila tecnica de pesquisa
ACOMPANHAMENTO DA
DISCIPLINA
DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
BASEADA EM COLETÂNEA DE LIVROS/AUTORES ESPECIFICADOS NA EMENTA DA DISCIPLINA.
Assunto1 – Teoria dos Tipos de Pesquisa X Pesquisa Mercadológica
A necessidade constante no homem por aprender e conhecer pode ser satisfeita através de algumas formas de adquirir conhecimento: popular, religiosa, filosófica e científica.
As formas popular religiosa e filosófica, baseiam-se em experiências não comprovadas, fenômenos e hipóteses.
A forma científica de adquirir conhecimento, também utiliza-se de hipóteses explicativas sobre fenômenos e fatos observados. Porém, diferentemente das outras, esta pode ser verificada através de experimentações e ter seus enunciados aceitos ou rejeitados. É a única que permite verificações empíricas e, por isso, a única aceita pela comunidade científica.
Uma pesquisa é a base de ganhar conhecimento científico, por excelência, pois tem procedimentos muito claros e específicos que precisam ser obedecidos para que os resultados tenham validade e sejam reconhecidos.
Os procedimentos da pesquisa científica compreendem:
Isolamento de um fenômeno natural para estudo;
Identificação das variáveis que afetam o fenômeno;
Elaboração de proposições hipotéticas sobre as relações presumidas;
Investigação das proposições de hipóteses estabelecidas, com todos os meios e técnicas disponíveis de forma sistemática, controlada, empírica e crítica, verificando quais são sustentadas e quais não.
A pesquisa de Marketing segue os princípios da pesquisa científica e divide-se em dois tipos: Pesquisa Básica e Pesquisa Aplicada.
As pesquisas básicas visam ampliar e aprofundar os conhecimentos para ações de MKT e tem a curiosidade intelectual como primeira motivação e a compreensão como principal objetivo. São predominantemente desenvolvidas em ambiente acadêmico.
As pesquisas aplicadas visam a obtenção de