contrato
Empresa: L&S Confecção
1. GARGALOS DENTRO DA CONFECÇÃO DE ROUPAS 1.1. A identificação de gargalos pode ser feita em dois momentos:
1.1.2 Na execução das operações em um fluxo de fabricação onde identificamos qual operação está demorando mais tempo que os demais, neste caso ocorre acúmulo da operação anterior e falta na posterior. Tomando a fabricação de uma calça jeans, por exemplo, dividida em 3 etapas: 1-embutir, 2- montar, 3-acabamento. Observamos que a parte de embutir é rápida e solta muito, tanto que acumula para a parte de montagem, já a parte de acabamento fica parada porque não chega nada. Neste caso o gargalo é a montagem.
1.1.3 Analisando a produtividade registrada na ficha técnica de fabricação detalhada, a operação ou atividade que registrou a menor produtividade é o gargalo. Neste caso consideramos as anotações rotineiras de produção, sempre tem aquela costureira que produz menos, então com observações podemos chegar à conclusão de que aquele processo é o gargalo, considerando mesmo ritmo.
2. ELIMINAÇÃO DE GARGALOS
Com a identificação do gargalo de produção é necessário identificar quais pontos podem ser melhorados dentro da produção. A identificação pode ser feita através da observação e experiência do responsável pelo setor ou pelo colaborador responsável. Também pode ser através de uma checagem geral em todo o processo e seu meio. Saber se o maquinário está em dia, manutenção e uso correto, se a matéria prima está de acordo com a pilotagem e as anotações relativas à qualidade, se o colaborador é capacitado para exercer a função ou se está em condições ideais para uma produção satisfatória. Também se a forma como está sendo executado o trabalho é realmente a melhor forma, a peça piloto está acessível, se existe iluminação suficiente, ventilação suficiente, as máquinas estão em posições que facilitem o processo. Muito importante também é saber se o tempo de produção condiz com as