contrato de trabalho
1. Introdução
2. As Contas Junto de Bancos Correspondentes
3. A Estrutura da Área Internacional dos Bancos
4. O SWIFT como Sistema de Comunicação Interbancária
5. O TARGET como sistema de liquidação por bruto em tempo real para o Euro
6. Bibliografia
1. Introdução
As transformações sociais, políticas, culturais e principalmente tecnológicas, sucedem-se a uma ritmo vertiginoso e com uma amplitude nunca presenciada. Estas mudanças criaram interligações entre os países, abrindo o caminho para as actividade humanas à escala mundial isto afecta directa e indirectamente a vida dos países, nos seus sectores de actividade, nas empresas e por fim também nas pessoas.
São criadas novas oportunidades de negócio, sempre complementadas com novas ameaças dada a globalização da actividade económica. Esta "inovação" que consiste da interdependência económica dos países resulta de novos desafios, pelo facto de cada vez mais as empresas (onde naturalmente se inclui a actividade bancária) sentirem a necessidade de definirem a sua estratégia competitiva tendo em conta não apenas os mercadosdomésticos mas também os mercados e empresas do mesmo sector de actividade nos outros países.
Este trabalho visa a obtenção de alguns elementos informativos que permitam tornar um pouco mais claro o Papel dos Bancos na Área Internacional
No primeiro capítulo, dar-se-á a conhecer a relação que existe a nível internacional entre os bancos; a sua relação de interdependência que é ao mesmo tempo uma relação de mutuo interesse, criando-se para o efeito contas no estrangeiro (por parte dos bancos nacionais), e contas em Portugal (por parte dos estrangeiros) no sentido de facultar as transações internacionais.
No capítulo referente à estrutura dos bancos na área internacional, referir-se-ão os sectores que são comuns à maioria das instituições, tais como ¬ a gestão cambial; as relações internacionais; ® os créditos documentários; ¯ as remessas e