CONTEXTO FAMILIAR E INDISCIPLINA ESCOLAR
CURSO DE PSICOLOGIA
MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA
CONTEXTO FAMILIAR E INDISCIPLINA ESCOLAR
RIO DE JANEIRO
ABRIL DE 2014
RESUMO
A escola desde a sua criação vem sofrendo transformações e enfrentando uma série de problemas. Muitos desses problemas estão relacionados à vida cotidiana, uma vez que a escola precisa fazer a mediação entre o sujeito e a sociedade.
Sendo assim a escola sofreu as consequências das mudanças ocorridas na família. Com o advento da industrialização e da globalização as famílias sofreram transformações e passaram para a escola a função de educar as crianças para conviverem no espaço daa vida pública, com suas regras, leis e rotinas.
Mas... A escola atesta o saber por meio de diplomas... (Bock, 2008). E como os profissionais dessa mesma escola percebem a finalidade dessa missão? A questão que abordaremos aqui é a indisciplina que acontece nas escolas.
“... Obediência, respeito às regras e a autoridade na escola, atenção permanente às aulas... é evidente que quando falamos de disciplina nos referimos às regras que os adultos, responsáveis pela escola, impõem aos alunos...” (Bock, 2008, p.275).
Docentes acreditam que a obediência é necessária para garantir um bom aprendizado. Entretanto, para cada escola e professor essa disciplina é percebida de diferentes modos.
“... Enfim, a disciplina é algo que se configura de formas muito diferentes, mas sempre se refere às regras postas pelos professores e agentes educacionais e diz respeito às condutas que eles acreditam que os alunos devem ter na escola...” (Bock, 2008, p.27).
Mais uma vez a escola precisará se modificar e se adequar as transformações pela qual passa a sociedade? O Costume e a tendência das novas gerações colocam em debate as regras e a disciplina escolar.
SUMÁRIO