indisciplina no cotidiano escolar
Janeska Castro1
Roberta Piccoli2
Sílvia Luciani Dóro3
RESUMO
Este artigo ira tratar da indisciplina no contexto escolar, suas causas, consequências e estratégias para contornar esta problemática tão pertinente nas instituições de ensino atualmente. Tem como perspectiva teórico-metodológica, as pesquisa bibliográfica feita a partir de obras de educadores como Celso dos Santos Vasconcellos, Julio Groppa Aquino, La Taille, Ulisses Ferreira Araújo, e entrevistas realizadas com professores que atuam na rede estadual de ensino, foi possível adentrarmos um pouco na realidade vivenciada nas escolas de Norte a Sul do Brasil. No decorrer das próximas páginas, o leitor poderá conhecer um pouco sobre este problema que afeta diretamente o processo de ensino aprendizagem.
Palavras Chaves: Indisciplina Escolar, Alunos, Educadores.
Introdução
A indisciplina escolar é um problema cada vez mais frequente nas escolas, tornando-se um grande desafio para o trabalho dos professores e para o desempenho dos alunos, que fica reduzido. Esta problemática há muito tempo vem sendo debatida e investigada, porém ainda não foi encontrada uma solução para resolvê-la. Os problemas com a indisciplina fazem parte da vida na escola e é necessário enfrentá-los com responsabilidade. A maioria dos envolvidos gostaria de receitas prontas, pois não sabem como agir diante de determinadas situações. Cabe ressaltar que este artigo tem como objetivo geral analisar a ocorrência de indisciplina no cotidiano escolar, visando suas possíveis causas e soluções.
Apesar de ser objeto de crescente preocupação no meio educacional, este assunto é, de modo geral, superficialmente debatido. Além da falta de clareza e consenso a respeito do significado do termo indisciplina, a maior parte das análises parece expressar as marcas de um discurso fortemente impregnado pelos dogmas e mitos do senso comum. Isto se agrava na