A indisciplina no cotidiano escolar
KÁTIA VENÂNCIO DOS SANTOS SILVA
A INDISCIPLINA NO COTIDIANO ESCOLAR
Ilhéus
04/2011
KÁTIA VENÂNCIO DOS SANTOS SILVA
A INDISCIPLINA NO COTIDIANO ESCOLAR
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz, para obtenção de crédito.
Ilhéus
04/2011
1- INTRODUÇÃO
A indisciplina no contexto escolar é uma questão que chama a atenção dos pais e professores das escolas existentes em nosso país, é um assunto preocupante, e por esse motivo esse tema tem sido debatido no meio educacional. A indisciplina revelada pelo aluno na maioria das vezes é compreendida como um comportamento inadequado, rebelde e intolerante, esse comportamento é considerado por muitos como uma verdadeira falta de educação.
A construção de conhecimentos que a escola transmite através de cada professor é muito importante na educação dos alunos, mas, para que esta seja alcançada o aluno deve apresentar na escola algumas virtudes e hábitos aprendidos no ambiente familiar.
As crianças se comunicam com os pais e professores de diferentes maneiras: através do choro, do silêncio, através de sua ausência, da rebeldia, dos gritos, mau humor, falta de interesse e aborrecimento por motivo insignificante. É nas creches que na maioria das vezes, o professor se depara com crianças vítimas de famílias desestruturadas, que convivem com violência e que fatalmente levam esses reflexos para sala de aula em forma de indisciplina, derrubando as mesas, subindo nas carteiras, rasgando seu próprio material e o dos colegas, ofendendo e machucando os colegas, a professora, falando palavrões, dificultando o trabalho do docente, seu