Contestação
PROCESSO N. ___
Beltrana de Tal, brasileira, solteira, comerciante, portadora da Carteira de Identidade RG n. ___ e inscrita no CPF n. ___, residente e domiciliada na Rua ___, por seu advogado que ao final subscreve, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, apresentar CONTESTAÇÃO na ação ___, que lhe move Fulano de Tal, brasileiro, casado, arquiteto, portador da Carteira de Identidade RG n. ___ e inscrito no CPF n. ___, residente e domiciliado na Rua ___, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.
DA INICIAL
Alega o autor ___ (descrever de modo resumido o que foi deduzido na inicial).
PRELIMINARMENTE:
Observa-se que ___ (quando cabível apresentar alguma ou algumas das defesas indiretas previstas no art. 301 do CPC).
Diante disso, requer-se a esse Digníssimo Juízo que se digne acolher a questão preliminar aqui invocada, devendo ser declarada a nulidade do processo, indeferindo-se a petição inicial uma vez que ___ .
DO MÉRITO
Embora a ré esteja certa de que a presente ação não ultrapassará a preliminar retro, ad cautelam, atendendo a praxe, passa a contestar o mérito conforme segue.
(Indicar as razões de fato e de direito por meio das quais se mostrará que a ação é improcedente.)
DO PEDIDO
Diante do exposto, requer digne-se Vossa Excelência acolher as preliminares arguidas para determinar a extinção do processo em relação à ora contestante, nos termos do art. 267, I, VI, combinado com art. 329, ambos do Código de Processo Civil.
Requer, caso superadas as preliminares, digne-se Vossa Excelência, no mérito, julgar improcedente a ação, nos termos da defesa, condenando o autor nas cominações de estilo, requerendo-se ainda a produção de todo meio de prova admitida, em especial prova testemunhal e juntada de documentos, visando assim atender aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa.