Direito Administrativo
Centro de Educação a Distância
ESTUDO DA UNIDADE V
ANTONIO GRAMSCI
1. O que é o homem como sujeito histórico na concepção de Gramsci?
Antônio Gramsci destaca-se por sua concepção dialética da história, ao privilegiar o estudo dos conflitos no processo histórico, evidenciando o papel ativo do sujeito na construção das relações humanas e na promoção das mudanças sociais. Em Gramsci o homem guarda um aspecto singular, pois ele é um homem de gosto, que pensa e é capaz de assumir uma posição diferenciada na vida.
2. Qual a sua crítica e a sua proposta em relação à Educação?
Criticou a escola tradicional que dividia o ensino em “clássico” e “profissional”, o último destinado às “classes instrumentais” e o primeiro às “classes dominantes e aos intelectuais”. Propõe a superação dessa divisão, defendendo que uma escola crítica e criativa deve ser ao mesmo tempo “clássica”, intelectual e profissional. Postulou a criação de uma nova camada intelectual.
3. Quais as bases e o conceito de Escola Unitária, em Gramsci?
Gramsci defende a organização de um “centro unitário de cultura”, cujo objetivo é a “elaboração unitária de uma consciência coletiva”. Sua reflexão envolve análises sobre diferentes possibilidades metodológicas que poderiam propiciar a superação do “senso comum” e a formação do pensamento filosófico.
O “princípio unitário” relaciona-se à luta para a igualdade social, para a superação das divisões de classe que separam a sociedade entre governantes e governados. “O advento da escola unitária significa o início de novas relações entre trabalho intelectual e trabalho industrial não apenas na escola, mas em toda a vida social. O princípio unitário se refletirá, por isso, em todos os organismos de cultura, transformando-os e dando-lhes um novo conteúdo”.
JONH DEWEY
1. Qual a sua crítica e sua proposta sobre a Educação?
Dewey propõe a educação pela ação, critica severamente a educação tradicional,