Artigo de Opinião e dissertação
Contém um título polêmico ou provocador.
Expõe uma idéia ou ponto de vista sobre determinado assunto.
Apresenta três partes: exposição, interpretação e opinião.
Utiliza verbos predominantemente no presente.
Utiliza linguagem objetiva (3ª pessoa) ou subjetiva (1ª pessoa). PROCEDIMENTOS ARGUMENTATIVOS DE UM ARTIGO DE OPINIÃO: Relações de causa e consequência.
Comparações entre épocas e lugares.
Retrocesso por meio da narração de um fato.
Antecipação de uma possível crítica do leitor, construindo antecipadamente os contra-argumentos.
Estabelecimento de interlocução com o leitor.
Produção de afirmações radicais, de efeito. EXEMPLO DE ARTIGO DE OPINIÃO:
Intolerável
A tolerância foi ensinada pelos modernos como medida liberal para lidar com as diversidades e promover a convivência entre diferentes. É recomendável em sociedades plurais. Mas, não pode ser exigida quando diante de situações de violação ou de posições que fazem a defesa de posturas anti-humanas. Por isso, nunca se pode exigir tolerância ao intolerável. Trata-se de não tolerar o intolerável por ser agressivo à dignidade humana.
Posturas homofóbicas e racistas não são posições toleráveis. Exatamente por advogarem a intolerância, atentam contra a dignidade humana.
Dirão: mas, em sociedades democráticas cada um pode pensar e defender o que quer, vivemos a liberdade de expressão! Até acrescentarão, não sem uma dose de cinismo, que exatamente em nome do pluralismo todo tipo de posição deve ser aceita. Atenção: não são pluralistas posições que desrespeitam o pluralismo e não são democráticas posições que atentam contra a dignidade humana.
Infelizmente os direitos humanos têm sido usados contra os direitos humanos. Há os que fazem dos direitos