Contestação usucapião
......................................., devidamente qualificado nos autos da AÇÃO DE USUCAPIÃO sob n.º ...., proposta por ...., por seu advogado (procuração nos autos), respeitosamente vem à presença de V. Exa., apresentar CONTESTAÇÃO, na forma das razões que passam a ser deduzidas:
DOS FATOS
1. Propõem os Requerentes a presente Ação de Usucapião, objetivando obter o domínio sobre a área descrita na petição inicial, ou seja:
"área de terras urbanas, medindo em sua totalidade, .... m², a qual possui as seguintes características : frente a Rua ...., casa n.º ...., onde mede .... m; do lado direito mede .... m, onde confronta com ....; do lado esquerdo mede .... m, onde confronta com ....; e aos fundos mede .... m, onde confronta com um ....; contendo duas casas de alvenaria sobre o referido Imóvel, ...."
2. Alegam os Requerentes que exercem posse mansa e pacífica, ininterrupta e sem oposição de quem quer que seja, já há mais de 20 anos, com "animus domini."
PRELIMINARMENTE
3. Como adiante ficará demonstrado, a área usucapienda se constitui em bem de domínio público, razão pela qual o Município de .... tem interesse e legitimidade para figurar no pólo passivo da relação processual.
4. Sendo assim, a competência para o julgamento da ação é de uma das Varas da Fazenda Pública, Falências e Concordatas desta Comarca, consoante norma inserta no artigo 223, inciso I, do Código de Organização e Divisão Judiciárias de Estado do Paraná.
5. Portanto, impõe-se o acolhimento desta preliminar, determinando-se a remessa do processo a uma das Varas supra referidas.
NO MÉRITO
6. No mérito, não merece êxito a pretensão formulada na exordial.
7. Conforme informação prestada pelo Departamento de Patrimônio da Secretaria Municipal de Administração, o imóvel objeto do feito constitui-se de domínio público, senão vejamos:
1º A área usucapienda é propriedade