Definição de ética, moral e direito.
● A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem viver.
● O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras de estado, pois as Leis tem base territorial, que valem apenas para certas áreas geográficas, aonde certa população e seus delegados vivem.
Alguns autores afirmam que o Direito é um sub julgamento da moral. Com isto pode gerar a conclusão de que toda Lei é moralmente aceitável.
● A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela MORAL e pelo DIREITO. Porém é diferente de ambos “Moral e Direito”, pois não estabelece regras.
Ética Profissional.
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, ao instituir o Código de Ética e Disciplina norteou-se por princípios que formam a consciência profissional do advogado, e representam imperativos de sua conduta, tais como: os de lutar sem receio pelo primado da Justiça; pugnar pelo comprimento da Constituição e pelo respeito a Lei, fazendo com que esta seja interpretada com retidão, em perfeita sintonia com os fins sociais a que se dirigem e as exigências do bem comum; ser fiel a verdade para servir a Justiça como um de seus elementos essenciais: proceder com lealdade e boa fé em suas relações profissionais e em todos os atos do seu oficio; empenhar-se na defesa das causas ao seu patrocínio... (Entre