Franquia
Axiologia:
Axiologia é o ramo da filosofia que estuda os valores, etimologicamente significa "Teoria do valor", "estudo do valor" ou "ciência do valor". As definições mais comuns de axiologia são as seguintes: ramo da filosofia que estuda os valores; ciência dos valores; padrão dominante de valores em determinada sociedade.
Raros são aqueles que definem axiologia como "ciência dos valores". Tal definição é descartada por sociólogos e filósofos, como Nildo Viana, sendo o termo considerado insustentável, já que tal ciência não existe concretamente e nem foi sistematizada intelectualmente. A definição mais comum de axiologia é que ela é um ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo dos valores. Esta definição também é descartada por Viana, pois para este pensador, a ética já é o ramo da filosofia que se dedica ao estudo dos valores. Uma outra definição é fornecida por Nildo Viana, segundo a qual axiologia seria o padrão dominante de valores em determinada sociedade. Neste sentido, ele cria o termo antagônico de axionomia que expressa os valores autênticos dos seres humanos, ou seja, compatíveis com a natureza humana. Diversos sociólogos dedicaram-se ao estudo dos valores, mas geralmente não utilizaram o termo axiologia, a não ser no sentido de ser sinônimo de "valorativo".
Existem ainda,um grupo de estudiosos que afirmam ser a Axiologia uma área do conhecimento filosófico abstrata e subjetiva. Não se tratando apenas de um conjunto de valores estipulados previamente pela sociedade contemporânea,mais de valores morais e éticos que são óbvios a serem cumpridos. Relata o jovem Ivan Grochowski, estudante da filosofia crítica, mais especificamente do criticismo kantiano.
ÉTICA:
Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao caráter.
Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se