consumerismo
NA SOCIEDADE DE CONSUMO A OFERTA EXCEDE A PROCURA, O QUE
IMPLICA
O
PROVOCAR
RECURSO
NO
A
ESTRATÉGIAS
CONSUMIDOR
DE
MARKETING
PARA
NRCESSIDADES
E
CONSEQUENTEMENTE AS VENDAS;
Consumir tornou-se finalidade última e a razão principal de viver. Consome-se para celebrar um acontecimento, consome-se porque se está triste, consome-se porque se está feliz, consome-se para ocupar os tempos livres. E até se consome para além das possibilidades económicas, pondo em risco a saúde e o ambiente.
Sociedade de consumo
O CONSUMO DE BENS E SERVIÇOS É UMA ACTIVIDADE CONSTANTE
NA VIDA DIÁRIA; É O MEIO QUE PERMITE SATISFAZER AS NOSSAS
NECESSIDADES
ALIMENTAÇÃO,
VESTUÁRIO,
HABITAÇÃO,
EDUCAÇÃO, LAZER,... - NÃO DEVENDO, CONTUDO, SER A FINALIDADE
ÚLTIMA DA VIDA DAS PESSOAS.
Mas será que assim é?
Vivemos numa sociedade em que os sinais e os símbolos de êxito se medem pela cilindrada do carro, pelo número de viagens ao estrangeiro... dando-se mais valor ao "ter" do que ao "ser".
Muda-se constantemente de carro, de telemóvel, de vestuário... é a época do "usar e deitar fora".
Sociedade de consumo
Nasceu com a Revolução industrial.
Não se sabe exactamente quando mas, a partir de certa altura, as
empresas descobriram que, graças às novas tecnologias, era mais difícil vender os produtos do que fabricá-los. A industrialização propiciou a produção em larga escala e fez nascer a necessidade de escoar a produção.
Isto provocou um excesso de oferta que, aliado a uma enorme profusão de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e às facilidades de crédito, quer das empresas industriais e de distribuição, quer do sistema financeiro.
Assiste-se ao aumento do consumo CONSUMISMO, ou seja, à massificação dos comportamentos de consumo porque os bens para além de homogeneos são acessíveis à generalidade da população. A produção condiciona o consumo e não o contrário. (os produtos não
são