Consumerismo
Consumerismo é praticamente uma atitude de cidadania, caracterizada pela preocupação com o consumo racional e responsável, e pelas possíveis conseqüências tanto no aspecto ambiental, social, cultural e econômico. Além de preço e qualidade dos produtos, outros critérios também são pressupostos na relação de consumo, influenciando a decisão de compra em termos éticos, como por exemplo a preocupação com a justiça e a equidade nesta relação.
Mais que isso, pode ser representado por ações coletivas dos cidadãos, como: consumo consciente; consumo sustentável; consumo ético; consumo responsável; organizações de consumidores; testes de produtos; e movimentos sociais. Podemos verificar que atualmente os meios de comunicação propagam o conhecimento de defesa do consumidor, divulgam resultados de testes de produtos sugerindo até mesmo boicotes e promovem manifestações públicas. Desde o 1) questionamento de preços, 2) busca pelo equilíbrio na lógica da oferta e demanda, 3) recomendação na compra de produtos aprovados em testes científicos, 4) luta pela garantia de informações essenciais à proteção dos consumidores possibilitando a escolha responsável e 5) o estímulo á preocupações com a questão ambiental no consumo são algumas ações desse movimento.
O consumerismo é um movimento que procura formar consumidores mais conscientes, racionais, informados e capazes de intervir numa sociedade de consumo, na qual os grupos industriais/comerciais fazem prevalecer os seus interesses. Os grupos consumeristas alertam a população para consumir o necessário, sem extravagâncias relativamente às posses de cada um, e de forma a manterem-se sempre com reservas para precaução de acontecimentos inesperados que possam surgir. Há os que defendem os direitos e deveres dos consumidores, outros que agem em defesa do consumo sustentável,e aqueles que se preocupam com a origem dos produtos e as condições de produção dos itens.
Economicamente podemos ter impactos positivos porém o